General Theophilo acerta: Ceará é o terceiro estado mais violento do País
Com uma taxa de 59,1 casos por 100 mil/habitantes, a unidade da federação fica atrás apenas do Rio Grande do Norte e Acre, em termos de violência.
“Nosso estado é o terceiro do País em mortes violentas”, General Theophilo em postagem no Instagram, publicada no dia 9 de agosto
A informação divulgada pelo candidato General Theophilo (PSDB) tem fundamento, considerando a taxa de mortes violentas registradas no Ceará por 100 mil habitantes. Dados do Anuário Brasileiro da Segurança Pública 2018, divulgados no mesmo dia da postagem do tucano, revelaram que o Estado tem o terceiro pior indicador de mortes desse tipo no País – com 59,1 casos registrados a cada 100 mil habitantes. O Ceará ficou abaixo apenas do Rio Grande do Norte (68) e do Acre (63,9).
O levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública leva em consideração as estatísticas de violência do ano passado. O Ceará se destacou como o estado brasileiro com o maior aumento na taxa de mortes violentas intencionais. Em comparação com os dados de 2016, os casos cresceram 48,6%. São consideradas mortes violentas intencionais: homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidos de morte, mortes de policiais em confrontos e mortes decorrentes de intervenções policiais.
No total, o Ceará registrou 5.332 casos desse tipo ao longo de 2017. Foi a primeira vez na história que o Estado superou a marca de 5 mil mortes violentas. Considerando este número absoluto, o Ceará desce para a quarta posição entre os estados que mais registraram mortes violentas no ano passado. Fica atrás somente da Bahia (6.915), Rio de Janeiro (6.749) e Pernambuco (5.426).
De acordo com a assessoria do General Theophilo, uma matéria da Folha de S. Paulo com dados do Anuário, publicada na manhã do dia 9 de agosto, foi tomada como fonte para a postagem.
Com base no documento, de fato, o Ceará é o terceiro estado com mais mortes violentas, proporcionalmente à população. Por essa razão, o Truco nos Estados – serviço de checagem da Agência Pública, realizado em sete estado incluindo o Ceará – atribui o selo de verdadeiro à frase de Theophilo.
Ops, Aílton: foram R$ 130 milhões para saneamento básico no Ceará
Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO) da Sefaz aponta um gasto de pouco mais de R$ 130 milhões em 2017
Errou, General: Ceará tem 91 toneladas de esgoto não tratado por dia
O tucano inflou em muito os números ao dizer que são 91,4 bilhões de toneladas por dia em esgoto a céu aberto no Ceará.
Hélio Gois erra posição brasileira em ranking internacional de educação
Hélio se equivocou ao citar os números. Disse que o país ocupava a 73ª posição no ranking, quando a prova só foi aplicada em 70 países