Doutor Rosinha acerta participação das ferrovias nas cargas do Porto de Paranaguá
Transporte sobre trilhos é responsável por um quinto das cargas que chegam ao terminal paranaense
“Hoje 20% das cargas que chegam ao Porto de Paranaguá, chegam por trem”, afirmou o candidato petista Doutor Rosinha durante o Fórum de Gestão Pública, organizado pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).
O Truco nos Estados – projeto de fact-checking da Agência Pública feito no Paraná em parceria com o Livre.jor – questionou a assessoria do candidato sobre a origem dos dados. Segundo o estafe de Rosinha, as informações foram retiradas de uma reportagem publicada no jornal paranaense, Gazeta do Povo, que aponta menos de 20% das cargas do porto viajam de trem.
Os dados foram confirmados pela assessoria da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, autarquia pública administrada pelo governo do Estado. Segundo a comunicação do órgão, 19% das cargas chegam ao porto via trem, 3% via oleoduto e 78% por rodovia. Trata-se portanto de um arredondamento.
A participação do modal, segundo o governo, vem aumentando desde 2002, apresentando crescimento de 21% em seis anos. No primeiro semestre deste ano, foram 4,6 milhões de toneladas carregadas por trens até o porto.
Desempregado ou não, Ratinho foi vereador em Jandaia do Sul de 1977 a 1984
Ratinho Júnior disse que pai se mudou para Curitiba por estar desempregado. Mas nos anos 1980 Câmaras do interior já pagavam vereadores
De cada três potenciais doadores no Paraná, um tem os órgãos destinados a transplante
Paraná cumpriu a meta de doação de órgãos em 2016 e 2017. No ano passado, proporcionalmente à população, foi o melhor estado no ranking nacional
Geonísio erra ao afirmar que escolas militares dobraram Ideb de Roraima
Estado é uma das sete unidades da federação que teve queda no ensino médio no país