Manutenção tira das ruas 100 viaturas policiais em Curitiba; Ratinho Júnior está certo
Segundo Secretaria de Segurança Pública, 15% da frota estão parados em oficinas
“Hoje 100 viaturas [da polícia] em Curitiba estão no conserto”, disse o candidato ao governo do Paraná Ratinho Júnior (PSD) em entrevista ao telejornal “Meio-Dia Paraná”, da RPC TV, no último dia 14.
A assessoria dele diz que a origem dos dados são relatos de policiais e da diretoria da Associação dos Delegados da Polícia Civil.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, a Polícia Civil e a Polícia Militar têm, juntas, frota com cerca de dez mil viaturas. Em manutenção, segundo a pasta, estão 1,3 mil viaturas da PM e 158 da Civil.
Ou seja, aproximadamente 15% da frota estão parados em oficinas. Em Curitiba, estão 105 delas – 48 da PM e 57 da Civil.
Por isso, o Truco nos Estados, projeto de fact-checking da Agência Pública feito no Paraná em parceria com o Livre.jor, considerou verdadeira a afirmação do candidato.
A Secretaria disse não haver falta de pagamentos ou quaisquer pendências em contratos que mantenham as viaturas foras das ruas. Informou, ainda, que o número de carros parados para manutenção varia diariamente.
Em resposta a pedido de informação da Assembleia Legislativa sobre a quantidade de viaturas em manutenção, datada de 24 de agosto, a pasta afirma que eventuais atrasos na realização dos serviços decorrem da demora do repasse da gerenciadora do contrato às oficinas.
“Tais casos são repassados ao Departamento de Gestão do Transporte Oficial”, informa o documento.
Desempregado ou não, Ratinho foi vereador em Jandaia do Sul de 1977 a 1984
Ratinho Júnior disse que pai se mudou para Curitiba por estar desempregado. Mas nos anos 1980 Câmaras do interior já pagavam vereadores
De cada três potenciais doadores no Paraná, um tem os órgãos destinados a transplante
Paraná cumpriu a meta de doação de órgãos em 2016 e 2017. No ano passado, proporcionalmente à população, foi o melhor estado no ranking nacional
Geonísio erra ao afirmar que escolas militares dobraram Ideb de Roraima
Estado é uma das sete unidades da federação que teve queda no ensino médio no país