Portal da transparência desligado? Não, Arruda! Está no ar – ainda que com problemas
De janeiro a abril, dados de receitas e despesas não foram atualizados, mas outras áreas do site regulado pela Lei de Acesso à Informação funcionam normalmente
“O portal da transparência [do Governo do Paraná] está desligado desde janeiro”, disse João Arruda, candidato a governador do MDB, durante o debate realizado pela TV Bandeirantes no dia 16.
Mas o político errou, apurou o Truco nos Estados, projeto de fact-checking da Agência Pública feito no Paraná em parceria com o Livre.jor. O site está ativo e online, embora com problemas.
Ainda que Arruda não tenha dito isso, é verdade que o governo comandado por Beto Richa (PSDB) e, depois, por Cida Borghetti (PP), deixou entre janeiro e abril deste ano de atualizar dados das receitas e despesas do estado.
Quando o usuário procura por dados detalhados da execução orçamentária, encontra apenas uma mensagem avisando que o governo trabalha num novo sistema integrado de finanças públicas.
“As informações referentes ao exercício de 2018 estarão indisponíveis até que sejam finalizados todos os testes de confiabilidade que garantam a correção e integridade dos dados divulgados”, diz o texto.
Segundo a assessoria da Secretaria da Fazenda, desde maio os dados agrupados de balanços e receitas vêm sendo publicados em formato PDF no portal. Será assim até que o sistema de busca esteja finalizado, informa a pasta.
Os dados do arquivo PDF (de difícil importação para planilhas) incluem a receita corrente líquida, despesas com pessoal e custeio. “Os arquivos estão disponíveis no Portal da Transparência por meio de relatórios bimestrais e quadrimestrais consolidados”, diz a nota.
Fora a área e pesquisa detalhada, outras áreas do portal – divulgação de licitações, remuneração de servidores, gastos com viagens, contratos firmados por entes públicos, preços registrados e várias outras informações da transparência ativa – funcionam normalmente.
A reportagem entrou em contato com o candidato para saber sua opinião sobre o selo apontado na checagem. Até o momento da publicação, a assessoria do candidato não havia se manifestado sobre a solicitação.
Desempregado ou não, Ratinho foi vereador em Jandaia do Sul de 1977 a 1984
Ratinho Júnior disse que pai se mudou para Curitiba por estar desempregado. Mas nos anos 1980 Câmaras do interior já pagavam vereadores
De cada três potenciais doadores no Paraná, um tem os órgãos destinados a transplante
Paraná cumpriu a meta de doação de órgãos em 2016 e 2017. No ano passado, proporcionalmente à população, foi o melhor estado no ranking nacional
Geonísio erra ao afirmar que escolas militares dobraram Ideb de Roraima
Estado é uma das sete unidades da federação que teve queda no ensino médio no país