João Doria acerta ao falar sobre queda de contingente das polícias
Número de integrantes da Polícia Civil e da Polícia Militar de São Paulo caiu ao longo dos anos
Segurança Pública em São Paulo Gestão pública Polícia Segurança Pública
“Ao longo dos anos, houve um decréscimo do contingente de policiais militares e também da Polícia Civil.” – João Doria (PSDB), em entrevista à rádio Jovem Pan.
O tamanho dos contingentes das polícias paulistas foi criticado pelo candidato João Doria (PSDB), em entrevista à rádio Jovem Pan. O ex-prefeito de São Paulo afirmou que, ao longo dos anos, diminuiu o número de integrantes das Polícias Civil e Militar. O Truco nos Estados – projeto de checagem de fatos da Agência Pública – analisou a frase e descobriu que a afirmação é verdadeira.
A assessoria de imprensa do candidato disse que ele se baseou em informações públicas, sem especificar a fonte. De acordo com o Portal da Transparência do governo do estado, o número de cargos preenchidos na Secretaria de Segurança Pública e na Polícia Militar de São Paulo decresceu entre 2014 e 2017. Em 2014, entre agentes administrativos, de saúde e de polícia (escrivães, investigadores, delegados e outros), a secretaria tinha 35.136 funcionários na ativa. Em 2017, eram 33.744.
Já na Polícia Militar, o efetivo passou de 86.154 policiais militares – entre oficiais e praças – para 84.652. De acordo com os dados de dezembro de 2017, havia um total de 14.183 cargos vagos na Secretaria de Segurança Pública e de 9.150 na Polícia Militar.
No mesmo trecho da entrevista, Doria também afirmou que não houve reposição dos cargos ao longo do tempo, conforme ocorreram aposentadorias e afastamentos. Está correto. Uma busca no portal de concursos do governo de São Paulo aponta que, desde 2014, cinco concursos públicos encerrados ofertaram 9.664 vagas para a Polícia Militar. Os candidatos classificados, porém, não tomaram posse. A assessoria de imprensa do candidato informou, por telefone, que também utilizou fontes públicas para calcular estes números.
Estão em andamento ainda 16 concursos para cargos na Secretaria de Segurança Pública e cinco para a PM. Estão sendo ofertadas 6.047 vagas para trabalhar na Polícia Civil e 5.226, na Polícia Militar. Até a publicação da checagem, destes concursos citados, tomaram posse 74 tenentes médicos da PM.
Márcio França exagera desconto em pedágios
Governador afirmou que a tarifa diminuiu até 25% com novas concessões, mas na verdade o porcentual chega a 20%
Doria exagera criação de vagas em creches quando foi prefeito
Durante os 15 meses em que administrou a cidade de São Paulo foram criadas cerca de 25 mil vagas, não 42 mil
França erra taxa atual de crescimento da economia paulista
Produto Interno Bruto do estado não evolui 6% ao ano, como afirmou o governador