É fato: Rio Grande do Sul tem a maior proporção de idosos
Dado citado por Jairo Jorge (PDT) em plano de governo é de projeção do IBGE: população gaúcha é a mais envelhecida do Brasil, com 17,6% de pessoas acima de 60 anos - em seguida vêm Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Paraná
“O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com maior proporção de população de terceira idade”, Jairo Jorge (PDT) em seu programa de governo.
Ao defender em seu programa de governo ações voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população idosa do Rio Grande do Sul, o candidato ao governo gaúcho pelo PDT, Jairo Jorge, afirmou que o estado concentra a maior parcela “de população de terceira idade” no Brasil. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) considera idosos todos aqueles cidadãos com 60 anos ou mais, medida usualmente adotada também pela Organização Mundial de Saúde (OMS) – embora em países desenvolvidos essa linha de corte possa ser de 65 anos.
O Truco nos Estados – projeto de checagem de fatos da Agência Pública, feito no Rio Grande do Sul em parceria com o Filtro Fact-checking – checou as bases de dados do IBGE e verificou que o candidato está correto: no estado, 17,6% da população está acima dessa faixa etária.
Segundo os dados de projeção populacional do instituto (os mais atualizados entre as pesquisas sobre o assunto), em 2018 a população total de gaúchos é calculada em 11,3 milhões de pessoas. Aqueles considerados idosos ou de terceira idade são quase 2 milhões (1.996.853), sendo que mais da metade está na faixa etária entre 60 e 69 anos.
O estado lidera o ranking de envelhecimento, no qual é seguido por Rio de Janeiro (16,3%), Minas Gerais (15,2%), São Paulo (14,8%) e Paraná (14,5) – embora os três primeiros tenham população idosa muitíssimo superior ao Rio Grande do Sul em números absolutos, proporcionalmente ao total de habitantes o estado gaúcho se sobressai.
Na ponta de baixo do ranking de população projetada com 60 anos ou mais pelo IBGE está o Amapá, cujos 53.621,00 idosos correspondem a 6,4% do total da população (829.494,00). Lá os jovens são maioria: 323.468 mil pessoas tem entre 10 e 29 anos.
Ainda segundo o IBGE, dessa vez com dados colhidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (PNAD Contínua), a quantidade de idosos cresceu em todas as unidades da federação entre 2012 e 2017. Nessa metodologia de cálculo, o Rio Grande do Sul empata com o Rio de Janeiro, ambos com 18,6% de suas populações dentro do grupo de 60 anos ou mais, sendo os estados com maior proporção de idosos no total da população.
Eduardo Leite acerta: plano de recuperação fiscal aumenta dívida do RS
Em debate na Federasul, tucano ressaltou que os R$ 11 bilhões que podem deixar de ser pagos à União por três anos terão de ser quitados no futuro, acrescidos de juros. Ainda assim, o ex-prefeito de Pelotas afirma ser favorável à medida
Acordo pode deixar R$ 11 bi no RS, mas valor será cobrado com juros
Em programa de TV, José Ivo Sartori (MDB) defende regime de recuperação fiscal para desafogar os cofres públicos, porém ignora que o valor é uma estimativa – e terá de ser pago com juros mais tarde
Bandeira LGBT não substituiu a do Brasil em escola de Pelotas, como diz corrente
Texto compartilhado por WhatsApp e Facebook afirma que bandeira do Brasil foi substituída por símbolo LGBT. Hasteamento, de fato, ocorreu durante atividades de conscientização contra a homofobia, mas não houve uma troca de bandeiras