SP transporta 80% dos passageiros de trens do país
Márcio França (PSB) acertou ao dizer que mais de 7 milhões de pessoas usam esse sistema de transporte sobre trilhos todos os dias no estado
“São Paulo transporta mais de 7 milhões de pessoas todos os dias em trens e ferrovias. Para se ter uma ideia, isso é quase ou mais de 80% do que todo o Brasil transporta em ferrovias.” – Márcio França (PSB), durante o debate da TV Bandeirantes.
O governador Márcio França (PSB), candidato à reeleição, afirmou que mais de 7 milhões de passageiros utilizam os trens e ferrovias do estado de São Paulo. Segundo ele, esse valor equivale a 80% do total de usuários que são transportados por ferrovias em todo o país. O Truco nos Estados – projeto de checagem de informações da Agência Pública – verificou a afirmação. A frase é verdadeira.
A assessoria de imprensa de Márcio França indicou como fonte da informação a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos). De acordo com os dados da entidade, os sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos transportam 9,97 milhões de passageiros por dia em todo o país. No estado de São Paulo, 7,2 milhões de passageiros utilizam diariamente o transporte sobre trilhos – 99% deles circulam na região metropolitana da capital.
Assim, quando comparado o número de passageiros de todo o Brasil que utilizam o sistema ferroviário com o número de usuários do estado de São Paulo, é correto dizer que o número de pessoas transportadas em trens e metrôs em São Paulo todos os dias corresponde a 80% (7,9 milhões) do total de passageiros que utilizam esse meio de transporte no país, como afirmou França.
Segundo a edição 2017/2018 do Balanço do Setor Metroferroviário, elaborado pela ANPTrilhos, 2,93 bilhões de pessoas utilizaram o transporte sobre trilhos no Brasil em 2017.
Márcio França exagera desconto em pedágios
Governador afirmou que a tarifa diminuiu até 25% com novas concessões, mas na verdade o porcentual chega a 20%
Doria exagera criação de vagas em creches quando foi prefeito
Durante os 15 meses em que administrou a cidade de São Paulo foram criadas cerca de 25 mil vagas, não 42 mil
França erra taxa atual de crescimento da economia paulista
Produto Interno Bruto do estado não evolui 6% ao ano, como afirmou o governador