Fernando Carneiro acerta dados sobre população carcerária no Pará
Dados do Conselho Nacional de Justiça e do governo do Pará confirmam os números citados pelo psolista durante entrevista
“Hoje o Pará tem mais de 16 mil pessoas encarceradas. Dessas 16 mil pessoas, nós tínhamos apenas 8 mil vagas. Ou seja, existe o dobro. E mais de 6 mil são presos provisórios.” – Fernando Carneiro (PSOL), em entrevista ao programa Bacana News, da Rádio Unama FM, dia 21 de agosto.
Tanto os dados oficiais do estado quanto os do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com pequenas variações, confirmam os números arredondados citados pelo candidato do PSOL e indicam que a estrutura prisional do Pará não consegue acompanhar a evolução da população carcerária. Por isso, o Truco nos Estados considerou que, à declaração de Fernando Carneiro, cabe o selo verdadeiro. Projeto de fact-checking da agência Pública, o Truco é realizado no Pará em parceria com o portal Outros400.
O relatório da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) de julho deste ano indica uma população carcerária de 16.643 presos, em um sistema com capacidade para 8.662 vagas e 47 unidades penais. Significa que o Pará abriga quase 48% a mais de presos do que a capacidade disponível. No Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP 2.0), do CNJ, constavam, no dia 22 de agosto, 16.254 presos.
Em relação à quantidade de presos provisórios, os dados da Susipe apontam 6.105 pessoas encarceradas nessa situação. Haveria ainda 1.993 presos em uma classificação provisório/sentenciado, que diz respeito àqueles que têm pelo menos um processo como preso sentenciado e responda a outro processo como preso provisório. O total de presos provisórios no BNMP 2.0, em 22 de agosto, era de 6.725.
Temer não fechou a base flutuante em Óbidos e a Polícia Federal ainda atua no município
Entreposto logístico na região amazônica, Óbidos teve a atuação da PF reduzida com o fechamento da base flutuante de Candiru. Ainda assim, a polícia possui contingente no município.
Falso, Helder: não houve impedimento ambiental para içar navio naufragado em Barcarena
Navio Haidar que naugrafou com quase 5 mil bois aguarda andamento da licitação para ser retirado do fundo do rio Pará, no porto de Vila do Conde
Márcio Miranda diz que até 3 mil caminhões cruzam Belém diariamente, mas órgãos de trânsito não confirmam o dado
Em entrevista à rádio Unama FM, o candidato usou a circulação de caminhões na capital paraense para justificar a implantação de um projeto logístico na cidade