De fato, Eduardo Leite participou de encontro com Barack Obama
Em 2017, Fundação Obama convidou 11 jovens brasileiros para um encontro com o ex-presidente dos Estados Unidos - entre eles, estava o ex-prefeito de Pelotas. Corrente nas redes sociais usa o fato para desqualificar apoio do tucano a Bolsonaro
“[Eduardo Leite] foi selecionado inclusive para um aconselhamento com o próprio Obama”, diz corrente que circula nas redes sociais.
Na lista de motivos para apoiadores de Jair Bolsonaro (PSL) não votarem em Eduardo Leite (PSDB) para o governo gaúcho, uma corrente amplamente compartilhada no WhatsApp e divulgada no Facebook nos últimos dias dá conta de que o jovem tucano teve um encontro com o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama.
Em uma das postagens, em página pró-Bolsonaro, o texto alcançou 78 compartilhamentos
O Truco nos Estados – projeto de checagem de fatos da Agência Pública, feito no RS em parceria com o Filtro Fact-checking – confirmou que o ex-prefeito de Pelotas participou de um encontro com Obama, no ano passado, em São Paulo. A reunião foi registrada pela imprensa local e nacional, contando com relatos dos participantes – entre eles, o próprio Eduardo Leite. O currículo do candidato em sua página oficial também menciona o encontro.
Porém, Leite não obteve formação pela Fundação Obama durante sua passagem pelos Estados Unidos, segundo sua assessoria: “Eduardo Leite passou o primeiro semestre de 2017 em Nova York, onde estudou gestão pública na Universidade Columbia. Não participou de treinamento na Obama Foundation”.
O encontro com o ex-presidente estadunidense ocorreu em São Paulo, no Hotel Hilton, durante o Fórum Cidadão Global. A Fundação Obama selecionou 11 jovens envolvidos em projetos de engajamento social ligados a instituições norte-americanas no Brasil para participar de uma reunião com o democrata. Leite foi um dos convidados.
Assinado por “organizadores das manifestações pró Bolsonaro em Pelotas e em todo Rio Grande do Sul” e creditado para as “Gurias Da Direita” em uma das mensagens que circula no WhatsApp, o texto se utiliza de informações verdadeiras sobre o encontro de Leite com Obama para desqualificar o apoio do tucano à candidatura de Bolsonaro para presidente. O Truco nos Estados também verificou trechos da corrente sobre direitos LGBT.
Eduardo Leite acerta: plano de recuperação fiscal aumenta dívida do RS
Em debate na Federasul, tucano ressaltou que os R$ 11 bilhões que podem deixar de ser pagos à União por três anos terão de ser quitados no futuro, acrescidos de juros. Ainda assim, o ex-prefeito de Pelotas afirma ser favorável à medida
Acordo pode deixar R$ 11 bi no RS, mas valor será cobrado com juros
Em programa de TV, José Ivo Sartori (MDB) defende regime de recuperação fiscal para desafogar os cofres públicos, porém ignora que o valor é uma estimativa – e terá de ser pago com juros mais tarde
Bandeira LGBT não substituiu a do Brasil em escola de Pelotas, como diz corrente
Texto compartilhado por WhatsApp e Facebook afirma que bandeira do Brasil foi substituída por símbolo LGBT. Hasteamento, de fato, ocorreu durante atividades de conscientização contra a homofobia, mas não houve uma troca de bandeiras