Correto: Zema acerta quantos mineiros possuem planos de saúde particular
Candidato do NOVO, que busca melhorar a saúde garantindo mais acesso à rede privada, afirma que um quarto dos mineiros têm plano particular.
“Em Minas Gerais, cerca de 25% da população já possui algum tipo de plano de saúde suplementar”, Romeu Zema, do NOVO, no seu plano de governo.
O candidato do NOVO, Romeu Zema, acerta ao falar sobre a cobertura de planos de saúde privados no estado. De fato, segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), cerca de 25% de mineiros possuem assistência médica privada. Por isso, o Truco — projeto de checagem das eleições estaduais da Agência Pública — classificou a fala do candidato como verdadeira.
Atualmente, cerca de um quarto dos mineiros (25,7%) possui plano de saúde médico particular. O número já foi maior: em 2013, 2014 e 2015, a cobertura atingiu 27%. Já no início da década, era significativamente menor: em 2001, 18% da população de Minas possuía plano de saúde.
Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar
Procurada, a assessoria do candidato informou que a fonte utilizada no plano de governo era mesmo a ANS, além de dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No seu plano de governo, Zema afirma que “o caminho para melhorar a saúde parte de seu atendimento pelo livre mercado” e que “pacientes que têm condições de pagar por um plano de saúde logo ‘abandonam’ o sistema [público]”.
Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo
Poucas, mas ocorreram: além de um preso que escapou disfarçado na trouxa de roupas, dois detentos no regime semiaberto saíram da prisão
Faltou contexto, Zema: alteração na Lei de Execução Penal apoiada por Anastasia ainda não foi aprovada e não diminui a pena, mas a forma de cumpri-la
Zema critica, mas ele próprio afirmou que há presos que poderiam sair do regime fechado
Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo
Candidato tem razão em apontar que PL retiraria verba da duplicação da rodovia, mas valor que seria reduzido é menor