Correto, Anastasia: Minas Gerais teve dois primeiros lugares no IDEB em 2013
Ex-governador cita corretamente os dados da pesquisa que avalia o desempenho dos alunos
“No IDEB do meu tempo, em 2013, nós tivemos dois primeiros lugares”, Antonio Anastasia, candidato do PSDB, no debate da TV Alterosa no dia 18 de setembro.
De fato, o senador Antonio Anastasia, do PSDB, acerta ao falar dos dois primeiros lugares do IDEB no ano de 2013. O IDEB é a sigla para Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, utilizado desde 2007 pelo Ministério da Educação.
O índice é calculado a partir de dados sobre aprovação escolar, do Censo Escolar, e das médias de desempenho nas duas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), aplicado nacionalmente e nos estados e no Distrito Federal; e a Prova Brasil, no caso dos municípios.
O IDEB dá pontuações em três faixas: a 4ª série/5º ano, chamados anos iniciais do Ensino Fundamental; a 8ª série/9º ano, os anos finais; e a 3ª série do Ensino Médio. O resultado é uma nota que vai de zero a 10.
Procurada pelo Truco, a assessoria do Inep explicou que o órgão não realiza um ranking, apenas divulga as notas.
Contudo, se considerarmos que, em 2013, a rede estadual de Minas Gerais teve a mais alta pontuação do Brasil, tanto nos anos iniciais quanto nos finais do Ensino Fundamental a afirmação de Anastasia é verdadeira.
Vale ressaltar que, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Minas esteve empatado com Paraná na 1ª colocação.
Desta forma, o Truco — iniciativa de checagem de fatos da Agência Pública — classifica a afirmação como verdadeira.
A assessoria de Anastasia não questionou essa checagem.
Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo
Poucas, mas ocorreram: além de um preso que escapou disfarçado na trouxa de roupas, dois detentos no regime semiaberto saíram da prisão
Faltou contexto, Zema: alteração na Lei de Execução Penal apoiada por Anastasia ainda não foi aprovada e não diminui a pena, mas a forma de cumpri-la
Zema critica, mas ele próprio afirmou que há presos que poderiam sair do regime fechado
Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo
Candidato tem razão em apontar que PL retiraria verba da duplicação da rodovia, mas valor que seria reduzido é menor