Jordano Metalúrgico subestima dado sobre desemprego em Minas Gerais
O dado oficial é duas vezes maior do que o mencionado pelo candidato
“O que tem sobrado para a classe trabalhadora, principalmente aqui em Minas, é meio milhão de desempregados”, Jordano Metalúrgico (PSTU), candidato a governador de Minas Gerais pelo PSTU, em entrevista à TV Band Minas no dia 21 de agosto de 2018.
Candidato a governador de Minas Gerais pelo PSTU, Jordano Metalúrgico subestimou o desemprego em Minas Gerais. O dado oficial é duas vezes maior do que o de meio milhão de pessoas afirmado pelo candidato.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional de Domicílios Contínua Trimestral (PNAD), atualmente, em Minas Gerais, são 1,2 milhão de pessoas desocupadas, com 14 anos ou mais de idade. O pior resultado desde 2012 no estado foi o índice de 1,4 milhão de desempregados, no primeiro trimestre deste ano. Assim, o Truco nos Estados – projeto de fact-checking da Agência Pública – considerou a afirmação subestimada.
O candidato Antônio Anastasia (PSDB) fez menção ao número de desocupados, tanto em Minas Gerais quanto no Brasil, em debate na TV Band Minas e também teve sua frase checada pelo Truco.
Procurada, a assessoria do candidato não se pronunciou sobre a afirmação.
Atualização (10/09 – 15h40)
Nesta segunda-feira (10/09/2018), após a publicação da checagem, a assessoria do candidato Jordano Metalúrgico informou que “Jordano estava fazendo alusão a divulgação pelo IBGE no final de junho deste ano de que em apenas três meses meio milhão de trabalhadores ficaram desempregados em todo o país.” Entretanto, não foi encontrada, pelo Truco, tal variação no período mencionado. A assessoria completa que, de fato, “o desemprego geral no Estado é muito superior.”
Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo
Poucas, mas ocorreram: além de um preso que escapou disfarçado na trouxa de roupas, dois detentos no regime semiaberto saíram da prisão
Faltou contexto, Zema: alteração na Lei de Execução Penal apoiada por Anastasia ainda não foi aprovada e não diminui a pena, mas a forma de cumpri-la
Zema critica, mas ele próprio afirmou que há presos que poderiam sair do regime fechado
Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo
Candidato tem razão em apontar que PL retiraria verba da duplicação da rodovia, mas valor que seria reduzido é menor