Lacerda acerta na análise sobre participação da indústria na economia mineira
Candidato fala sobre arrecadação de impostos e participação do setor no PIB de Minas Gerais
Contas do Estado de Minas Gerais Economia Impostos Indústria
“A indústria é responsável por 49% dos impostos que o estado recolhe, mas ela tem diminuído a sua participação no PIB.” Márcio Lacerda, candidato ao governo do estado pelo PSB, em entrevista a TV Assembleia, no dia 21 de junho de 2018.
O Truco nos Estados – projeto de fact-checking da Agência Pública – procurou a assessoria de Márcio Lacerda, que informou que a afirmação é referente à participação da Indústria na arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Segundo a assessoria, a fonte dos dados é a Secretaria da Fazenda de Minas Gerais.
De fato, 49% das receitas com ICMS, o principal imposto nas receitas tributárias do estado, vieram da Indústria. Além disso, a indústria vem diminuindo a participação no Produto Interno Bruto (PIB) estadual. Por isso, o Truco classificou a frase como verdadeira.
De acordo com dados da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais, em 2017, a Indústria foi responsável por R$ 22,5 bilhões em arrecadação. Isso equivale a 49,08% do total arrecadado com ICMS no ano, a mesma porcentagem informada pelo candidato. O comércio foi responsável por 25,66%; serviços 24,79% e agropecuária 0,47%.
Fonte: Secretaria da Fazenda de Minas Gerais
Lacerda também acertou ao afirmar que a participação da indústria no PIB do estado está em queda. De acordo com a Fundação João Pinheiro – entidade do governo de Minas Gerais de apoio técnico à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão e demais sistemas operacionais do Estado – o percentual da indústria no PIB de Minas Gerais de 2014 a 2016 diminuiu, com uma elevação de apenas 0,2% de 2016 a 2017, como apontam os dados:
Fonte: Fundação João Pinheiro
Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo
Poucas, mas ocorreram: além de um preso que escapou disfarçado na trouxa de roupas, dois detentos no regime semiaberto saíram da prisão
Faltou contexto, Zema: alteração na Lei de Execução Penal apoiada por Anastasia ainda não foi aprovada e não diminui a pena, mas a forma de cumpri-la
Zema critica, mas ele próprio afirmou que há presos que poderiam sair do regime fechado
Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo
Candidato tem razão em apontar que PL retiraria verba da duplicação da rodovia, mas valor que seria reduzido é menor