Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo
Poucas, mas ocorreram: além de um preso que escapou disfarçado na trouxa de roupas, dois detentos no regime semiaberto saíram da prisão
“E temos, que fizemos o meu governo, as PPPs penitenciárias, ou seja penitenciárias construídas em parceria com o setor privado […] onde nunca houve fuga”, Antonio Anastasia, do PSDB, durante debate na TV Alterosa no dia 23 de outubro.
Durante o debate da TV Alterosa — no qual o adversário Romeu Zema, do Novo, faltou — Antonio Anastasia apresentou uma afirmação falsa: houve, sim, fuga da penitenciária privada construída durante o seu governo.
Por isso, o Truco — projeto de checagem da Agência Pública — considera a afirmação do candidato falsa.
Cadeira privada teve uma fuga “cinematográfica” e evasão de dois detentos do semiaberto
A penitenciária privada a qual Anastasia se refere é o Complexo Penitenciário Público-Privado (CPPP) em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte. O CPPP foi a primeira penitenciária em modelo de Parceria Público-Privada (PPP) no Brasil, e funciona desde janeiro de 2013.
Logo no primeiro ano de funcionamento, ainda durante o governo do próprio Anastasia, houve a primeira e única fuga do regime fechado. Como a penitenciária confirmou ao Truco, a fuga ocorreu em novembro de 2013 quando um preso utilizou um veículo que transportava peças de roupas dos detentos para escapar. À época, a fuga foi chamada de cinematográfica por reportagens, pois o detento se escondeu em uma pilha de roupas para driblar a segurança.
Além desse episódio, mais dois presos fugiram da penitenciária durante trabalhos no regime semiaberto, em fevereiro de 2015, enquanto limpavam a unidade. A assessoria da CPPP, contudo, alega que não se trata de uma fuga, pois eles estavam fora da área da segurança e não houve transposição de barreiras. Segundo a assessoria, tratou-se de uma quebra de confiança da Justiça, visto que os detento tiveram autorização judicial para a transição do regime.
Procurada, a assessoria de Anastasia não comentou a checagem.
Atualmente, há 2164 presos no CPPP. A estrutura possui cinco unidades: duas em regime semiaberto e três em fechado.
Faltou contexto, Zema: alteração na Lei de Execução Penal apoiada por Anastasia ainda não foi aprovada e não diminui a pena, mas a forma de cumpri-la
Zema critica, mas ele próprio afirmou que há presos que poderiam sair do regime fechado
Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo
Candidato tem razão em apontar que PL retiraria verba da duplicação da rodovia, mas valor que seria reduzido é menor
Menos, Zema: até agora, sua campanha foi quase 4 vezes mais barata que a de Anastasia – não 15
Enquanto Anastasia gastou R$ 10,9 milhões, Zema declarou R$ 2,8 milhões em despesas – que seguem aumentando