Romeu Zema acerta na comparação entre as alíquotas de ICMS de MG e SP
Imposto sobre combustíveis e energia elétrica residencial é mais caro no estado mineiro
“No geral, as alíquotas de Minas estão mais altas que as de São Paulo” – Romeu Zema, candidato do Partido Novo, em entrevista ao jornal Estado de Minas.
Durante a entrevista ao jornal Estado de Minas, ao ser questionado sobre qual é sua proposta para fazer a economia mineira voltar a crescer, Romeu Zema aposta na redução das alíquotas de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Procurada, a assessoria do candidato confirmou que a afirmação se baseia no referido imposto, especificamente em relação aos combustíveis e energia elétrica para consumo residencial. De acordo com a assessoria, as fontes foram as Secretarias dos Estados e a Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica).
De acordo com as secretarias de estado da Fazenda de Minas Gerais e São Paulo, a afirmação de Zema está correta, por isso, o Truco nos Estados – projeto de fact-checking da Agência Pública – classificou a frase como verdadeira.
A gasolina do estado mineiro tem uma alíquota de 31%, enquanto a de São Paulo é de 25%. O Etanol segue a mesma tendência: mais caro em Minas, com 16%; e mais barato em SP, com 12%. Já o valor da energia elétrica para consumo residencial de Minas Gerais é de 30%, e em São Paulo chega a até 25%.
Fontes: Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais e Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.
A alíquota é uma variável, em percentual ou valor fixo, aplicada no cálculo do valor de um tributo. O ICMS é o principal imposto que interfere no preço final de mercadorias circuladas no país. Cada um dos Estados e o Distrito Federal instituem seu ICMS, conforme lei.
Falso, Anastasia: houve fuga da cadeia privada, sim, e foi durante seu governo
Poucas, mas ocorreram: além de um preso que escapou disfarçado na trouxa de roupas, dois detentos no regime semiaberto saíram da prisão
Faltou contexto, Zema: alteração na Lei de Execução Penal apoiada por Anastasia ainda não foi aprovada e não diminui a pena, mas a forma de cumpri-la
Zema critica, mas ele próprio afirmou que há presos que poderiam sair do regime fechado
Um pouco menos, Anastasia: proposta de Temer iria retirar dinheiro da BR 381, mas o valor é mais baixo
Candidato tem razão em apontar que PL retiraria verba da duplicação da rodovia, mas valor que seria reduzido é menor